
Meu freguês eterno, o Fútbol Club Barcelona, acabou de conquistar a UEFA Champions League 2008/2009, contra o então campeão Manchester United Footbal Club, em partida disputada no Stadio Olimpico, em Roma, por 2 x 0, gols de Samuel "Obina" Eto'o e Lionel "La Pulga" Messi. Esse é o terceiro título dos espanhóis na maior competição de clubes da Europa.
O Manchester iniciou a partida tomando a iniciativa, e com 8 minutos, Cristiano "Marrento" Ronaldo já havia desperdiçado três boas oportunidades. Foi aí que aos 10, Eto'o mostrou como se faz: o camaronês driblou dois defensores na área e chutou sem defesa para Edwin Van Der Sar, um verdadeiro exemplar dos bonecos de Olinda, para abrir o marcador a favor dos catalães. A partir daí, o Barça tomou conta da partida.
O Manchester parecia que tinha esquecido o seu futebol do outro lado do Canal da Mancha. Não conseguiam trocar três passes no seu campo de ataque.
O Barcelona passou a mostrar duas de suas melhores características na temporada: poder de marcação e tranquilidade para matar a partida.
No segundo tempo o treinador britânico Sir Alex Fergusson fez uma cagada daquelas: sacou Anderson do jogo e colocou o gambá-argentino Carlitos Tevéz. O meio-campo dos ingleses acabou. Aí o Barça deitou e rolou. Aos 9, Xavi "Cracaço" Hernández, bateu uma bela falta na trave esquerda do goleiro holandês dos Red Devils.
Mas aos 25 não teve jeito. Xavi recuperou a bola no meio-campo e lançou, cruzou, meteu, não sei nem que bola foi aquela, pra Messi. O argentino tampinha subiu que só a porra e meteu no canto do gol inglês. Acabou-se a partida, pensei. E acabou mesmo, porque a partir daí o United só deu porrada em campo, entregando o título de bandeja ao time azul-grená.
Quando os caras estavam para receber a premiação, a comentarista Mille Lacombe me saiu com essa: "O palmeirense mais otimista deve estar vibrando com a possibilidade, caso o Palmeiras vença a Libertadores, do confronto entre Obina e Eto'o, no Mundial de Clubes de Dubai"
É melhor escutar isso do que ser surdo ¬¬...